13 de abr. de 2012

Musicalizando em doses

 
Musicalizando em doses homeopáticas
O papel da música como eixo condutor em políticas de inclusão social tem ocupado um espaço de destaque nos projetos que buscam, primordialmente, o resgate da dignidade e o pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes . Não só incluindo aqui aquelas em situação de risco, com a inclusão social, mas também aquelas que precisam ter garantidos seus direitos de fazer parte da sociedade mesmo sendo diferente, fisicamente ou intelectualmente.

Estudos específicos apontam o impacto no processo de recuperação da identidade e da auto-estima dos envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como eixo condutor.
Muitos outros trabalhos na área da neuropsicologia, da psicologia comportamental e da musicoterapia demostram evoluções em quadros neurológicos, cognitivos comportamentais, de interação social, desenvolvimento motor e da fala.

Neste contexto, a música torna-se uma linguagem capaz de exprimir com fidedignidade a crua realidade dos cotidianos de exclusão.

A música apresenta-se então como um importante elemento de formação de identidade e construção da cidadania onde agentes multiplicadores de cultura assumem o papel de transformadores da realidade social.


Na Europa a musicalização ocorre desde a mais tenra infância na rede pública de ensino.
 No Brasil vivenciamos hoje, através dos profissionais da área de música, o início de um processo de questionamento sobre a importância da volta do ensino da Música nas Escolas.

Cabe àqueles que acreditam que esta transformação é possível, a busca de fórmulas eficazes de transmissão do conhecimento, bem como dos parceiros .
 
Nós do Espaço Arte Música cremos nisso, não só como ideologia, mas sobretudo como missão!

Musicalizando em doses

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