Música é Inclusão na Educação Escolar
O papel da música como eixo condutor
em políticas de inclusão social tem ocupado um espaço de destaque nos
projetos que buscam, primordialmente, o resgate da dignidade e o pleno
exercício da cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco.
A cultura é vista como um importante
meio de reconstrução da identidade sociocultural e a música está entre as
atividades de significativo apelo para a realização de projetos sociais.
Estudos específicos apontam o impacto
no processo de recuperação da identidade e da auto-estima dos envolvidos nos
projetos de inclusão que utilizam a música como eixo condutor.
Muitos trabalhos na área têm revelado
a importância da música na construção da identidade das crianças e
adolescentes da periferia urbana das grandes cidades. Neste contexto, a
música torna-se uma linguagem capaz de exprimir com fidedignidade a crua
realidade dos cotidianos de exclusão.
A música apresenta-se então como um
importante elemento de formação de identidade e construção da cidadania onde
agentes multiplicadores de cultura assumem o papel de transformadores da
realidade social.
Para a adoção de fórmulas que
possibilitem a difusão da alfabetização musical na educação básica torna-se
imprescindível instrumentalizar nossos professores da rede pública de ensino
com metodologias eficazes e adequadas a realidade encontrada nas escolas das
comunidades de baixa renda. Percebe-se a necessidade de adequar o conteúdo
dos cursos de formação à prática necessária para lidar com os cotidianos de
exclusão a que estes professores são submetidos.
A democratização do acesso a
processos de inclusão utilizando a música como instrumento é condição já
comprovada em inúmeros estudos para a diminuição da violência e aumento da
auto-estima dos envolvidos. Dentro deste contexto incluímos diretamente não
só os beneficiários, mas também suas famílias.
Na Europa a musicalização ocorre
desde a mais tenra infância na rede pública de ensino. No Brasil vivenciamos
hoje, através dos profissionais da área de música, o início de um processo de
questionamento sobre a importância da volta do ensino da Música nas Escolas.
Cabe àqueles que acreditam que esta
transformação é possível, a busca de fórmulas eficazes de transmissão do
conhecimento, bem como dos parceiros e dos meios para realizá-lo, oferecendo
as nossas crianças e jovens em situação de risco uma oportunidade de
mostrarem e aperfeiçoarem seu talento, independente de sua origem, pois a
cultura é a representação mais genuína da cidadania exercida por mecanismos
justos de inclusão social.
Beatriz Salles
Chefe do Departamento de Música da UnB Coordenadora do Projeto Música é Inclusão Diretora do Festival Internacional de Inverno de Brasília |
Páginas
- Início
- Musicoterapia e Sensibilização Músical
- Uma aula-sessão funciona assim....
- Projetos e Experiências
- Autismo e a Música
- A doença de Alzheimer não pode com a Música
- Dislexia e a Música: é possível!!!
- TDAH e a Música
- Depressão e a Música
- Pânico e a Música
- Síndrome de Down e a Música
- Síndromes raras e a Música
- Música e Inclusão para EAMC
- Coord. Psicóloga Elaine Palma
- Coord. Educação Musical Chris Lago
- Música e Inclusão na Educação Escolar
Música e Inclusão na Educação Escolar
Assinar:
Postagens (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário