Música e Inclusão na Educação Escolar


Música é Inclusão  na Educação Escolar

O papel da música como eixo condutor em políticas de inclusão social tem ocupado um espaço de destaque nos projetos que buscam, primordialmente, o resgate da dignidade e o pleno exercício da cidadania de crianças e adolescentes em situação de risco.
A cultura é vista como um importante meio de reconstrução da identidade sociocultural e a música está entre as atividades de significativo apelo para a realização de projetos sociais.
Estudos específicos apontam o impacto no processo de recuperação da identidade e da auto-estima dos envolvidos nos projetos de inclusão que utilizam a música como eixo condutor.
Muitos trabalhos na área têm revelado a importância da música na construção da identidade das crianças e adolescentes da periferia urbana das grandes cidades. Neste contexto, a música torna-se uma linguagem capaz de exprimir com fidedignidade a crua realidade dos cotidianos de exclusão.
A música apresenta-se então como um importante elemento de formação de identidade e construção da cidadania onde agentes multiplicadores de cultura assumem o papel de transformadores da realidade social.
Para a adoção de fórmulas que possibilitem a difusão da alfabetização musical na educação básica torna-se imprescindível instrumentalizar nossos professores da rede pública de ensino com metodologias eficazes e adequadas a realidade encontrada nas escolas das comunidades de baixa renda. Percebe-se a necessidade de adequar o conteúdo dos cursos de formação à prática necessária para lidar com os cotidianos de exclusão a que estes professores são submetidos.
A democratização do acesso a processos de inclusão utilizando a música como instrumento é condição já comprovada em inúmeros estudos para a diminuição da violência e aumento da auto-estima dos envolvidos. Dentro deste contexto incluímos diretamente não só os beneficiários, mas também suas famílias.
Na Europa a musicalização ocorre desde a mais tenra infância na rede pública de ensino. No Brasil vivenciamos hoje, através dos profissionais da área de música, o início de um processo de questionamento sobre a importância da volta do ensino da Música nas Escolas.
Cabe àqueles que acreditam que esta transformação é possível, a busca de fórmulas eficazes de transmissão do conhecimento, bem como dos parceiros e dos meios para realizá-lo, oferecendo as nossas crianças e jovens em situação de risco uma oportunidade de mostrarem e aperfeiçoarem seu talento, independente de sua origem, pois a cultura é a representação mais genuína da cidadania exercida por mecanismos justos de inclusão social.
Beatriz Salles
Chefe do Departamento de Música da UnB
Coordenadora do Projeto Música é Inclusão
Diretora do Festival Internacional de Inverno de Brasília


Nenhum comentário:

Postar um comentário