26 de mar. de 2012

Música estimula comunicação de autistas



Nessa semana que antecede a 02 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo, iremos trazer textos que esclarecem como a Música exerce o seu papel transformador. Temos em nosso Espaço o atendimento musicalde crianças e adolescentes portadores do espectro autístico, por isso, nossa adesão a essa Campanha de Visibilidade, pois acreditamos que o tratamento multidisciplinar, desde os primeiros anos de vida é fundamental para um bom desenvolvimento e qualidade de vida dessas pessoas.

Música estimula comunicação de autistas
A música e suas multiplas funções, desde entreter, a ser uma manifestação cultural , assim na sua pluralidade pode contribuir para saúde e progresso de comunicação para portadores do espectro autístico.


Nesses pacientes, a música não verbalizada é decodificada no hemisfério direito do cérebro (subjetivo e emotivo). Ela se move até o centro de respostas emotivas, localizado no hipotálamo, e passa para o córtex (responsável pelos estímulos motores e do intelecto).

Os sons verbais, no entanto, não "funcionam" dessa forma porque são registrados no hemisfério esquerdo, na região cortical (analítica e lógica) diretamente do aparelho auditivo.

Em resumo, no autista, a música atinge em primeiro lugar a emoção para depois passar para reações físicas, como o batucar, por exemplo, nas pessoas típicas. Dessa forma, o autista consegue interagir com o músico-terapeuta.

Cada pessoa é um ser único, assim cada portador do espectro autista tbém tem suas diferenças, a comunicação é estimulada a partir de experiências sonoros musicais, utilizamos recursos multimidia, jogos e brincadeiras, além de técnicas de estimulação corporal ritmica e sensório motora.

Em breve postaremos fotos e videos,
abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário